domingo, 31 de janeiro de 2010

ADAPTÇÃO ESCOLAR


Quando a criança inicia sua vida escolar, encontra um mundo todo novo, com influências, idéias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes. Nessa época ela precisa muito do apoio dos pais, na forma de ajuda e encorajamento.

Frequentemente, mesmo quando a criança já está bem acostumada a separar-se dos pais por algum período de tempo, fica ansiosa por ter que deixá-los.

Ir para a escola, para muitas, significa entrar num mundo novo, grande e desconhecido, diferente do pequeno mundo familiar ao qual já estão habituadas, e de início, esta pode ser uma situação temida. A criança pode sentir medo de que ninguém venha buscá-la ou de enfrentar situações de briga e competição com os colegas.

Não existe nenhum manejo padronizado que seja ideal para lidar com essa situação, pois as crianças manifestam necessidades diferentes, por exemplo, pode acontecer que a ansiedade de separação seja mais intensa nos pais do que na própria criança, esta de início entra contente e feliz na escola e seus pais sentem-se tristes por terem sido tão rapidamente "trocados" e, nos dias subseqüentes, na medida em que a criança percebe o "problema" dos pais, pode se sentir com dificuldade de deixá-los, outras crianças precisam que os pais permaneçam na escola por algum tempo, para que possam ser procurados ou vistos sempre que a criança precisar, para outras o melhor é que os pais se afastem e voltem na hora de buscá-las, pois mesmo que chorem um pouco fica mais fácil criar vínculos com a escola sem os pais por perto.

Importância do período de adaptação

O ingresso da criança na escola gera, muitas vezes, angústias nos pais e nela própria. Para os pais é difícil aceitar o fato de que está começando o longo caminho da independência e do desapego, também há o receio de que a criança, apesar da curiosidade e da vontade manifestada de ir para a escola, tenha dificuldade de enfrentar esta situação: ficar num ambiente estranho, com pessoas estranhas e longe dos que ela ama.

Durante este período de adaptação, que não é só para a criança, mas também para alguns pais, determinados procedimentos poderão ajudar:

A família deve estabelecer limites;

Dar noções de autoridade;

Estimular a convivência;

Respeitar o período de adaptação, aumentando, aos poucos, a permanência da criança na escola;

Não prometer recompensas que não tenham relação com o fato (eu te dou isso se você ficar);

Não mentir para a criança dizendo que vai ao banheiro e desaparecer da escola.


Mesmo a criança que já frequentou outras escolas ou que já esteve na escola em anos anteriores, precisa de um período para se adaptar aos horários, à rotina, á professora, aos colegas novos, etc.

Se a criança estiver muito resistente a ficar só, é preciso que alguém da família, que não tenha tanta dependência afetiva, fique com ela para facilitar o processo.Para que este transcorra de forma positiva, não pode ocorrer nenhum tipo de trauma ou desconfiança.

A escola estará sempre à disposição da família para prestar maiores informações sobre o programa a ser desenvolvido e terá muito prazer em tê-los como parceiros nesta tarefa de educar.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Volta às aulas

A Aquarela já está pronta para receber seus alunos e neste ano temos muitas novidades!!!

Novas turminhas...
Novas salas...
Novas professoras...
Tudo em um ambiente preparado com muito carinho!!!


As aulas do Maternal terão início
dia 27/01 ( Quarta-feira)
E das turminhas do Pré I, Pré II e Primeiro Ano
dia 01/02 ( Segunda-feira)


Esperamos vocês!